A primeira compra de supermercado no Japão
Se você acabou de chegar no Japão, ou está indo morar sozinho pela primeira vez, trouxemos aqui algumas dicas para sua primeira lista de compras no mercado para sua casa nova. Aliás chegando vai descobrir sim, que existem mercado, mas que as farmácias locais, são como nos Estados Unidos e vendem de tudo, diferente do Brasil.
Inicialmente faça uma avaliação de seus recursos e suas necessidades (preferências e hábitos alimentares). Vale a ressalva de que, a primeira compra acaba sendo um pouco maior do que uma compra semanal. Uma vez que terá que comprar os produtos de higiene, limpeza e até utensílios. E a partir daí só repor o que acabar.
Aqui vamos deixar sugestão de itens básico de alimentação, considerando o Japão como um todo, de limpeza e higiene pessoal.
Alimentação
- Arroz;
- Massa;
- Óleo;
- Açucar;
- Sal;
- Farinha de trigo (farinha panko para empanar);
- Leite, suco, chá ou água (conforme seus hábitos);
- Manteiga ou margarina;
- Pão;
- Ovos;
- Queijo (para uso culinário ou mesmo em sanduiches e gratinados);
- Carne ( frango, suina, peixe ou mesmo carne bovina);
- Legumes (cebola, batata, abobora etc);
- Verdura ( espinafre, alface, tomate, cenoura etc);
- Temperos ( orégano, páprica, chimichurri e outros) – consulte matéria só sobre temperos.
Limpeza
[read]
- Lava roupas;
- Detergente;
- Esponja;
- Vassoura ou koro-koro (rolinho com adesivos usado para tirar pó);
- Panos de limpeza (com produtos específicos como limpeza geral para banheiros, ou desengordurante para cozinha);
- Água sanitária;
- Sacos de lixo ( vide orientação da prefeitura que você vai ficar, quanto aos tipos tamanhos e cores).
Higiene pessoal
- Sabonete;
- Shampoo (condicionador opcional);
- Creme dental;
- Escova de dentes;
- Papel higiênico;
- Fio dental;
- Cotonetes;
- Desodorante ou lenço umidecido.
Outros itens
- Plástico filme;
- Sacos para armazenar;
- Papel aluminio;
- Inseticida;
- Papel toalha.
Que quantidade levar?
Agora que já sabe o que precisa comprar, confira as dicas para quantidades para encontrar o equilíbrio certo. Aqui as dicas são para uma pessoa.
Alimentos frescos devem ser comprados em pequenas quantidades, pois tem vida útil pequena, escolha com cuidado e planeje sua alimentação de forma a não desperdiçar o alimento. O planejamento das refeições ajudará muito.
Alimentos não perecíveis como arroz, massas, enlatados, açucar, farináceos, podem ser comprados em pacotes maiores, para economizar, já que tem durabilidade maior.
Produtos de limpeza compre de embalagens menores, pois esses demoram para serem consumidos por completo. E a partir da primeira compra, vai entender melhor a frequência de uso, e a necessidade de reposição.
Os utensílios vão muito de encontro ao seu dia a dia, se vai cozinhar sempre, uma panela, kit de talher, prato, copo e caneca. Bem como, se irá levar marmita para o trabalho, verifique também o que disponível em seu apartamento, pois pode precisar de itens como tábua de corte, escorredor de louça e bacia ou loucas para os preparos. Claro que isso também pode sendo adquirido aos poucos, vai depender de sua nova rotina. Esses itens também podem ser comprados nas lojas de ¥100.
Que marca ou que produto escolher?
Para itens e produtos japoneses vamos deixar uma influencer local que tem uma variedade bem grande de recomendações, dos mais diversos itens, de limpeza, beleza a medicamento: Yumi Costa (perfil do instagram).
Quanto aos produtos de alimentação, principalmente na compra de verduras e legumes, passe no tradutor o que planeja comprar antes de ir às compras, para evitar enganos visuais e não levar coentro no lugar de salsinha, por exemplo, erro muito comum. 😉
Fonte: Qualitá
[/read]
Deixe o seu comentário