Qual seu nível de nihongo?
Numa entrevista de emprego no Japão, é bem comum, o estrangeiro se deparar com esse tipo de pergunta. Para que assim o perfil do candidato seja melhor definido. E a empreiteira ou empregador, possa escolher a vaga mais adequada.
O teste de proficiência da língua japonesa JLPT é um bom parâmetro para avaliar o nível, mas nem todos tem a oportunidade de fazer este teste. Já que tem custo envolvido e as vezes é necessário se locomover para realizar a prova, que é presencial.
Uma avaliação sem parâmetros pré-definidos acaba sendo muito relativo, pois dependendo do método e de quem faz a avaliação o resultado pode ser bem diferente. Veja o depoimento de uma candidata, “meu tantosha me falou que meu nível de nihongo é 30%, mas um outro me falou que não chega a 10%. Afinal, qual o meu nível de nihongo? ”.
Uma ferramenta ao alcance de todos
A boa notícia é que a Agência da Cultura do Governo do Japão, criou uma ferramenta de auto avaliação de proficiência de japonês. É uma ferramenta que permite verificar sua proficiência em japonês nos seis níveis da “Escala Geral“, avaliando escuta, fala, leitura e escrita.
A “Escala Geral” é dividida em três grupos: A (usuário básico), B (usuário independente) e C (usuário proficiente), e cada grupo é dividido em dois níveis. Portanto, há seis níveis no total. A avaliação pode ser feita em diversos idiomas, inclusive em português.
Ficou curioso? Clique aqui e faça sua auto avaliação.
Só vantagens
Pode ser feita a qualquer momento, e deve ser feita de forma sincera e mais honesta possível, para que tenha o resultado mais real possível. Assim numa próxima entrevista de emprego, você poderá ter a certeza em responder qual seu nivel de nihongo, e poder fazer escolhas dentre as opções de empregos que serão oferecidas com sua aptidão linguística. 😉
Fonte: Agência da Cultura do Governo do Japão
Os comentários estão encerrados